Seno e Cosseno

Kyrie Irving

Kyrie Irving Publicado 02/03/2021 


Pessoal, criei esse tópico, porque eu tive uma dúvida na aula de decomposição de vetores referente às equações F= F * Cos@ e 

F= F * Sen@, eu queria entender o porquê disso. Depois de uns 40 min olhando pra este círculo trigonométrico, tentei conceituar Seno e Cosseno.

Tentei conceituar Seno e Cosseno de uma forma que eu pudesse entender aquelas equações, então cheguei a isto: Seno e Cosseno são valores numéricos, referentes aos seus respectivos eixos(eixo Cos = eixo x = horizontal eixo Sen = eixo y = vertical), que são determinados a partir da projeção de um segmento de reta inclinado.

Percebi que esses valores representam uma parte do segmento de reta, então se o segmento de reta valer 1, o cosseno e o seno por exemplo vão ser:

1 * √  3/2  ou 1 * 0.86602540378. (cosseno)

1 * 1/2 ou 1 * 0,5 (seno)

 fiz isso pra entender a origem da equação, ou seja, o motivo da multiplicação dos valores de seno e cosseno pelo vetor que eu quero decompor. Então, se eu tenho uma vetor e eu quero decompor ele em uma projeção no eixo horizontal, devo multiplica-lo pelo valor do cosseno referente ao seu ângulo de inclinação. Digam aí se faz algum sentido, obrigado pela atenção :3


Voltar ao topo